Cadastre-se e receba novidades

  • Facebook
  • YouTube

© GovLab EloGroup 2019

GESTÃO POR PROCESSOS

Transformação de Processos (BPT Setor Público)

Business Process Transformation para o Setor Público

Nossa abordagem de transformação de processos baseia-se no quadro conceitual do Programa Business Process Transformation (BPT), fruto de larga experiência em transformações em órgãos e entidades do Setor Público. O curso tem como objetivo trazer uma formação técnica robusta para profissionais que atuam na modelagem, redesenho e transformação de processos. Iremos explorar cada uma das etapas essenciais à condução de um projeto de transformação, além de viabilizar técnicas e ferramentas para que você aplique a Gestão por Processos e empreenda transformações de alto impacto.

Metodologia

Como funciona o programa?

Programa de 16 horas dividido em 3 módulos

CONTEÚDO

CUSTOMIZADO

Conteúdos do curso baseado no contexto estratégico e nos processos da organização

APLICAÇÃO ASSISTIDA DAS FERRAMENTAS

Aplicação assistida em oficinas práticas voltadas aos times de processos

FOCO EM EXEMPLOS PRÁTICOS E APLICÁVEIS

Os módulos podem ser replicáveis em função da quantidade de projetos

DETALHAMENTO DOS MÓDULOS

Módulo 1

O QUE MOTIVA A FALAR EM TRANSFORMAÇÃO DE PROCESSOS E OS PRINCÍPIOS NORTEADORES

Acreditamos que a Gestão por Processos é um mecanismo gerencial importante na condução de transformações organizacionais de alto impacto. Assim, exploramos a relação entre "processos de negócio" e as "transformações" de sua organização, além de apresentar o Framework BPT. Os princípios do Framework BPT direcionam o nossa mentalidade e comportamento na aplicação dos métodos, técnicas e ferramentas.

Módulo 2

REFLETINDO SOBRE ROTAS DE TRANFORMAÇÃO

Percebemos que cada transformação é única e demanda um planejamento específico do seu caminho. Rotas são alternativas possíveis para trilhar este caminho. O objetivo deste módulo é apresentar os principais pilares que sustentam a transformação.

Módulo 3

AS 6 ETAPAS ENVOLVIDAS NO CICLO DE UM PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO

  • Desafio: Enquadre o desafio e o escopo de atuação. 

  • Imersão: Mergulhe nos processos e quantifique o desafio. Esta etapa envolve as atividades de coleta de dados, modelagem de processos, análise da situação atual, consolidação de dores e confirmação do desafio. 

  • Solução: Proponha melhorias em direção aos ganhos determinados. Colocaremos em prática as atividades de ideação colaborativa, detalhamento de melhorias, análise de esforço e impacto, direcionamentos para implantação e redesenho de processos.

  • Experimentação: Teste, aprenda, gere primeiros resultados e mobilize pessoas. Lance mão das hipóteses para teste, protótipos de baixo investimento, coleta de feedbacks. Utilize os pilotos controlados e gere o primeiro impacto. 

Instrutores do Programa

ALEXANDRE GUIMARÃES

Servidor público de carreira com entrega efetiva de resultados por onde passou. Especialista em Gestão Estratégica pela Westminster University, professor e palestrante em programas de formação, de pós-graudação e autor de artigos nas áreas de gestão, gerenciamento estratégico, gestão de projetos, gestão de projetos, gestão orçamentária e financeira no setor público

PEDRO LEMOS

Consultor mão na massa, implementou projetos efetivos na solução de problemas públicos de saúde, educação, segurança público e de gestão. Desenvolveu e instruiu cursos presenciais e online que impactaram mais de 3000 alunos. Acadêmico, formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais, com publicações de artigos nacionais e internacionais.

Entre em contato para tirar dúvidas e pedir um orçamento