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GESTÃO POR PROCESSOS

Gestão da Rotina de Processos

Melhoria e contínua e manutenção do desempenho

O objetivo do programa é habilitar gestores e servidores em geral ao gerenciamento cotidiano dos processos, com foco em melhoria contínua e na manutenção do desempenho dos processos. Trata-se de um programa altamente demandado por órgãos e entidades que desejam conquistar maturidade em gestão por processos, para melhoria do desempenho institucional. Nesse sentido, o programa traz uma discussão consistente e a oportunidade de aplicação prática de modelos e ferramentas que, de fato, habilitam a gestão de processos, desmistificando a compreensão equivocada da gestão de processos como simples modelar ou mapear processos.

Metodologia

Como funciona o programa?

Programa de 16 horas dividido em 5 módulos

CONTEÚDO

CUSTOMIZADO

Conteúdos do curso baseado no contexto estratégico e nos processos da organização

APLICAÇÃO ASSISTIDA DAS FERRAMENTAS

Aplicação assistida em oficinas práticas voltadas aos times de processos

FOCO EM EXEMPLOS PRÁTICOS E APLICÁVEIS

Os módulos podem ser replicáveis em função da quantidade de projetos

DETALHAMENTO DOS MÓDULOS

Módulo 1

UNIVERSO DOS PROCESSOS DE NEGÓCIO

Lente funcional ou lente processual: como entender processos e sua relação com a estrutura organizacional? BPM sob um olhar de transformação: uma introdução sobre a aplicação de conceitos de melhoria e transformação na disciplina de BPM. Tipos de transformação: de que maneiras podemos encarar os desafios em processos. Como empregar um novo olhar para a Gestão por Processos? Os Princípios: quais são os direcionadores que representam o DNA da abordagem de Gestão de Processos? Os elementos do framework BPT e a visão integrada da Gestão por Processos. Relação da Gestão da Rotina com Transformação de Processos.

Módulo 2

APLICANDO PROCESSOS PARA A GESTÃO DA ROTINA

  • Escopo do processo como base de atuação 

  • Parâmetros de desempenho e indicadores

  • Ferramentas e ritos de gestão da rotina

  • A escolha e a atuação do dono ou líder do processo 

Módulo 3

MELHORANDO PROCESSOS

  • Identificação de dores, causas e metas para melhoria

  • Ações, responsáveis e prazos para implementação das melhorias

  • Monitoramento do avanço das melhorias

  • Padronização do processo, treinamento dos envolvidos e ações corretivas 

Módulo 4

MANTENDO O DESEMPENHO DE PROCESSOS

  • Definição de metas e padrão de monitoramento

  • Controlar uso de  padrões

  • Identificação de anomalias

  • Saneamento de anomalias e controle do processo 

Módulo 5

GOVERNANÇA DE PROCESSOS

  • Estruturação da governança da gestão por processos com base em elementos chave

  • Escritório de processos

  • Dono ou líder de processo

  • Central de processos

  • Nível de maturidade em gestão por processos   

Instrutores do Programa

ALEXANDRE GUIMARÃES

Servidor público de carreira com entrega efetiva de resultados por onde passou. Especialista em Gestão Estratégica pela Westminster University, professor e palestrante em programas de formação, de pós-graudação e autor de artigos nas áreas de gestão, gerenciamento estratégico, gestão de projetos, gestão de projetos, gestão orçamentária e financeira no setor público

PEDRO LEMOS

Consultor mão na massa, implementou projetos efetivos na solução de problemas públicos de saúde, educação, segurança público e de gestão. Desenvolveu e instruiu cursos presenciais e online que impactaram mais de 3000 alunos. Acadêmico, formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais, com publicações de artigos nacionais e internacionais.

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