INTELIGÊNCIA

ARTIFICIAL E CIÊNCIA

DE DADOS NA

GESTÃO PÚBLICA

05

NOV

RIO DE JANEIRO

RJ

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A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POSSUI UM POTENCIAL ENORME PARA REINVENTAR A POLÍTICA & SERVIÇO PÚBLICO NO BRASIL A PARTIR DE DIVERSAS ÁREAS DE APLICAÇÃO COMO:

ROBOTIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

Robotização de tarefas de baixa complexidade para: entendimento de textos (fotos, tabelas ou áudios recebidos); verificação de informações em sistemas e bases de dados; proposição de ações e encaminhamentos; e elaboração de pareceres/textos padronizados.

INFERÊNCIAS E PREVISÕES

Algoritmos que utilizam os dados gerados pela política pública para avaliar situações como: chance de evasão de um aluno, saúde de uma pessoa, risco de inadimplência de uma empresa, potencial de empregabilidade de um grupo e qualidade de uma proposta/solicitação recebida, entre outras.

INTERAÇÃO COGNITIVA E EXPERIÊNCIA DO CIDADÃO

Assistentes virtuais inteligentes (chatbots) que recebem (ou antecipam proativamente) as demandas do cidadão/empresa, como: esclarecimento de dúvidas, abertura/execução de serviços públicos e acompanhamento de políticas públicas (e.g. pós consulta e engajamento pais/alunos). Além disso, discutiremos design de experimentos e algoritmos para avaliar o que funciona (e o que não funciona) em cada política pública, de forma a gerar alertas e simular mudanças de estratégia.

EFICIÊNCIA DOS GASTOS

Algoritmos para identificação e tratamento de desperdícios, erros e fraudes em gastos com: folha de pagamento, serviços contratados, uso de tecnologia de informação, despesas com infraestrutura, medicamentos e merenda.

 

Neste contexto, o evento apresenta uma visão realista, prática e “pé no chão” do que pode ser feito no tema IA

AGENDA DO WORKSHOP

Governo Digital, Inteligente e como Plataforma

  • Governo Digital: Como desburocratizar processos e entregar serviços digitais para o cidadão a partir das novas abordagens (agilidade, design thinking), arquiteturas (gateways, barramentos) e tecnologias disponíveis?

  • Governo Inteligente: Como se transformar em um órgão inteligente utilizando robôs, redes neurais, machine learning, processamento de linguagem natural (NLP) e interação cognitiva/chatbots para trazer mais eficiência e qualidade para o servidor e para o cidadão?

  • Governo como Plataforma: Como o Governo se torna um indutor/habilitador de Políticas Públicas ao interagir diretamente com o ecossistema digital através estratégias de plataforma como: Hackatons, Gov Techs, alianças estratégicas e participação social direta?

Casos de robotização & produtividade no trabalho

  • Robô de pré-validação de prestação de contas, via análise de linguagem natural.

  • Robô de controle e auditoria inteligente da prestação de contas comparando previsto, declarado e conta corrente.

  • Robô para verificação, pré-análise e sugestão de parecer de solicitação de concessão.

  • Robô para verificação do impacto de uma regulação em todo o arcabouço regulatório existente.

Casos de Inteligência Artificial em Inferências,  Ratings e Previsões

  • Tinder do emprego – Machine Learning para conectar profissionais desempregados e oportunidades de emprego.

  • Mineração de texto em Notas Fiscais Eletrônicas para identificação dos produtos únicos (SKUs) com a finalidade de aumentar a arrecadação de ICMS.

  • Algoritmo para otimizar processo de cobrança administrativa conforme perfil devedor da empresa.

Casos de chatbots e computação cognitiva para atendimento ao cidadão

  • Assistente virtual para apoio do cidadão em caso de dúvidas/esclarecimentos e abertura de serviços públicos.

  • Assistente virtual para interação com a população com foco no monitoramento ODS na região.

  • Assistente virtual para apoio em questões complexas,  como namoro abusivo.

Roadmap para AI na gestão pública

  • Filosofia de IA na Gestão Pública: Inteligência artificial e aprendizado de máquina suportando os servidores para ganhos de eficiência e melhoria na tomada de decisão.

  • Oportunidades: Mapeie as oportunidades de Eficiência, Transformação e Disrupção do seu órgão, sempre com olhar em redução de resistências.

  • Dados: Como seus dados podem viabilizar ou impedir sua estratégia? Como alinhar sua visão de IA com sua estratégia de Dados? O que é Data Lake e como montar o seu?

  • Tecnologia: Pense a infraestrutura necessária para o piloto e realize seus primeiros experimentos com uso de nuvem. Comece por modelos matemáticos mais simples que você domine e, a cada projeto, aumente o grau de complexidade das técnicas utilizadas.

  • Organização: Comece com um time de empreendedores que se tornará o embrião do núcleo de ciência de dados que atende a organização. Pense um time integrado com múltiplas especialidades. Não existe o cientista de dados unicórnio.

O WORKSHOP SE REPETIRÁ

MANHÃ

(08:30 às 12:00)

TARDE

(13:30 às 17:00)

NOITE

(18:30 às 21:30)

Participantes receberão certificado de participação

EM ESPECIAL VAMOS DEBATER OS DIVERSOS RISCOS E SITUAÇÕES QUE PODEM LIMITAR O POTENCIAL IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO PÚBLICA:

01

Euforia com modismos – Sentimento ingênuo e otimista de que aquela IA é a solução de todos os seus problemas podendo resolver qualquer situação de forma isolada.

02

Traumas e resistência exacerbada à inovação – Resistência intensa de que IA só serve para empresas privadas, jamais funcionará no serviço público e que muita coisa precisa ser feita antes de começar a pensar em IA.

03

Desconexão entre “o que eu quero fazer” e o que “o que o cidadão precisa” – Uso de IA em contextos que são midiáticos/cool, desafiantes tecnicamente, em detrimento daquilo que é realmente prioritário para o cidadão.

04

Desconexão com a agenda política – Dificuldade em explicar o que é IA, e, principalmente, como IA pode auxiliar a liderança a resolver seus problemas de curto prazo ligados a custos, produtividade e entrega de serviço público.

05

Conflitos éticos! Robôs tomando decisões no lugar de servidores públicos – Confundir o mal uso de IA com o bom uso de IA,  de forma que as máquinas ajudem os servidores e o público a tomarem melhores decisões.

06

Como será a sociedade do futuro? Robôs vão acabar com todos os postos de trabalho? – Finalmente, temos certeza de que esta discussão é válida e super importante. Contudo, ela não pode ser uma barreira ou armadilha para as primeiras iniciativas concretas.

ORGANIZAÇÃO

EloGroup

Uma empresa de consultoria, tecnologia & Analytics

TIME COM 300 PROFISSIONAIS & ESPECIALISTAS

combinando diversas GERAÇÕES E FORMAÇÕES: Engenheiros, advogados, administradores, economistas, desenvolvedores, cientistas de dados, designers, cientistas políticas, entre outros.

CAPILARIDADE NACIONAL

Presença em 10 estados para atendimento de governos estaduais e prefeituras: Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, Alagoas, Rondônia, Paraná e Pernambuco.

EXPERTISE SETORIAL

Experiência em mais de 25 projetos em órgãos relacionados sistema de justiça brasileiro como Tribunal de Justiça, Tribunais Superiores, Tribunais Regionais, Tribunais de Contas e Ministérios Públicos.

POLÍTICA PÚBLICA BASEADA EM CIÊNCIA DE DADOS

Pioneirismo e pragmatismo na realização dos principais projetos de analytics, inteligência artificial, atendimento cognitivo e aprendizado de máquina na gestão pública.

ABORDAGEM DE & EXPERIÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA

Combinando conceitos clássicos da administração pública com novas abordagens do mundo de agilidade, inovação e empreendedorismo. Esta abordagem é resultante de + 500 PROJETOS EM TODO O BRASIL somando 80 órgãos, 10 ministérios, 13 governos estaduais, 100 prefeituras, 20 tribunais, e atuação recorrente com BID, Banco Mundial, UNESCO e PNUC.

GOVERNO DIGITAL

Implantação tecnológica em plataforma de serviço digital, relacionamento com o cidadão, etc. baseado em parcerias sólidas com os principais fabricantes nacionais e players mundiais.

Nosso Framework de Transformação Digital & Inteligência Artificial

ADOÇÃO DE NOVAS ABORDAGENS

GOVERNO E SERVIÇOS DIGITAIS

GOVERNO E SERVIÇOS INTELIGENTES

GOVERNO COMO PLATAFORMA

HABILITADORES

AGILIDADE E DESIGN

  • Desenvolvimento ágil

  • Design Thinking/User XP

  • Ciência Comportamental

  • Empreendedorismo público

CIÊNCIAS DE DADOS

  • Estatística, Machine

  • Learning, Deep Learning (...)

  • Política pública baseada em dados

INOVAÇÃO ABERTA

  • Hackathon & Concursos

  • Programas de aceleração

  • Parcerias estratégicas

AGENDA & CULTURA

  • Narrativa/comunicação e impactos

  • Incentivos & Adesão (espontânea, por constrangimento e por pressão)

  • Orçamentos e ROI

  • Prioridades 2019

GESTÃO FEDERADA E COMPARTILHADA DE DADOS

GOVERNO E SERVIÇOS DIGITAIS

GOVERNO E SERVIÇOS INTELIGENTES

GOVERNO COMO PLATAFORMA

HABILITADORES

INTEROPERABILIDADE

  • Barramentos de serviços

  • API Gateways

  • Federalismo de dados

ARQUITETURA E DATALAKES

  • Aquisição, Armazenamento, Análise e Apresentação

DADOS ABERTOS

  • Empoderamento de negócio/ONGs com dados de governo

  • Controle social e participação cidadã

GOVERNANÇA

  • PRODs, times de desenvolvimento, núcleo de atendimento, time de governo digital, núcleo de ciência de dados, núcleo de governança de dados

DESBUROCRATIZAÇÃO DOS PROCESSOS

GOVERNO E SERVIÇOS DIGITAIS

GOVERNO E SERVIÇOS INTELIGENTES

GOVERNO COMO PLATAFORMA

HABILITADORES

PROCESSOS DIGITAIS

  • SEI (tramitação)

  • BPMS/ECM (automação/ orquestração)

  • RPA (robotização)

ROBÔS INTELIGENTES

  • Pré-análise de textos e proposição de parecer

  • Predição/fiscalização de desvios

  • Reconhecimento imagem/ vídeo

RELAÇÃO PÚBLICO PRIVADO

  • Aliança estratégica

  • Credenciamento

  • Encomenda Tecnológica

  • Marketplace

NUVEM & SEGURANÇA

  • Cloud/Multicloud/MultiplaS

  • ON Premisse/Pública

  • Contrapartidas (localização do DataCenter, Formação de pessoas)

  • Contratação de SaaS/Marketplace

MELHORIA DOS SERVIÇOS

GOVERNO E SERVIÇOS DIGITAIS

GOVERNO E SERVIÇOS INTELIGENTES

GOVERNO COMO PLATAFORMA

HABILITADORES

ATENDIMENTO MULTICANAL & JORNADA DIGITAL

  • Portal de serviços

  • Login/Identidade Cidadão

  • Apps, rede social e totens

ASSISTENTES VITUAIS

  • Cidadão 360° (olhar integrado e pró-ativo para o cidadão)

  • Chatbots & Nudgebots

  • Escuta de redes sociais

GOVTECHS

  • B2G2G

  • GOVTechs com foco em órgãos públicos

  • B2G2B

  • GOVTechs com foco em negócios sociais

CONECTIVIDADE & IOT

  • Internet para o Estado

  • Sensores em equipamentos

  • Wearables

  • Redes de Câmeras

Data e Horário 

Dia 05 de Novembro. 

Turnos pela manhã, tarde e noite.

Local

WeWork Botafogo

Avenida Pasteur, 154 - Botafogo

Rio de Janeiro - RJ

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