Transformação de Processos (BPT)

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Sobre o Método

Esta metodologia é fruto de uma larga experiência de transformações em órgãos e entidades do Setor Público. Uma combinação de metodologias tradicionais da Gestão por Processos com abordagens mais recentes, como o Agile e o Design Thinking. Ao longo dos vídeos você também acompanha reflexões e exercícios que te ajudarão a aplicar a teoria ao seu contexto.

Público Alvo

  • Gestores Públicos

  • Servidores Públicos com perfil empreendedor

  • Profissionais interessados em Transformação de Processos

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Os nossos programas são a experiência viva das metodologias. Conheça os benefícios de levar a metodologia para o dia a dia da sua organização

Processos de negócio como eixo articulador de transformações

O elemento central do debate da disciplina de BPM é o processo de negócio. Iremos abordar sobre o atual esteriótipo do processo de negócio e como pretendemos impulsioná-lo para uma visão transformadora focada em resultados.

Módulo 1

De que tipo de transformações estamos e não estamos falando?

A palavra transformação pode remeter a múltiplos significados pra você. Criamos esta aula para ajudá-lo a entender sobre os diferentes tipos de transformação e como a abordagem do BPT poderá auxiliá-lo.

Módulo 1

Raio X de um processo de negócio: entenda suas diferentes visões

Entendemos que o processo de negócio hoje é amplamente reconhecido principalmente sob a sua ótica principal: a visão do fluxo de trabalho. Nesta aula, propomos uma visão expandida do processo de negócio, como um articulador de outras visões.

Módulo 1

Introdução ao Framework Business Process Transformation

O Framework BPT é a estrutura lógica de raciocínio que criamos para organizar ações estruturadas que estimulam a prática da Gestão por Processos num viés transformador na sua organização. Nesta aula você entender de forma geral todos os seus elementos, antes de aprofundarmos nos detalhes de cada um.

Módulo 1

Principio 1: Visão Ponta a Ponta

O princípio de ORIENTAÇÃO PARA GANHOS trabalha a necessidade constante de se tentar mensurar os resultados de qualquer tipo de intervenção em processos. Promover esforços de melhoria sem evidenciar os impactos gerados, pode não engajar as pessoas para a mudança.

Módulo 2

Princípio 2 Entregas contínuas

O princípio ENTREGAS CONTÍNUAS tenta desafiar um dos principais desafios da atuação em processos: a implementação. Promover mudanças é uma tarefa árdua, e acreditamos que a abordagem de entregas contínuas promovida pela disciplina de Agile pode acelerar a sua transformação.

Módulo 2

Princípio 3: Orientação para ganhos

O princípio de ORIENTAÇÃO PARA GANHOS trabalha a necessidade constante de se tentar mensurar os resultados de qualquer tipo de intervenção em processos. Promover esforços de melhoria sem evidenciar os impactos gerados, pode não engajar as pessoas para a mudança.

Módulo 2

Princípio 4: Método orientado ao desafio

O princípio de MÉTODO ORIENTADO AO DESAFIO trabalha uma lógica de pensamento que a EloGroup acredita muito. Pensamos que cada iniciativa de processos tem suas particularidades. Portanto, o método de invervenção deve ser customizado ao contexto que estamos lidando e ao seu desafio. Cuidado com métodos de prateleira!

Módulo 2

Princípio 5: Decisões orientadas por fatos e dados

O princípio de DECISÕES ORIENTADAS POR FATOS E DADOS visa minimizar a orientação política e maximizar o lastro técnico de qualquer tomada de decisão. Sabemos que toda tomada de decisão sofre influências de múltiplas perspectivas, mas precisamos garantir que fatos e dados estejam claros na mesa.

Módulo 2

Princípio 6: Soluções exequíveis e práticas

O princípio de SOLUÇÕES EXEQUÍVEIS E PRÁTICAS preza por uma atuação ao mesmo tempo transformadora e "pé no chão". Soluções mirabolantes muitas vezes não são exequíveis e práticas. Vamos investir tempo naquilo que tem real potencial de geração de impacto!

Módulo 2

Princípio 7 Mão na Massa

O princípio MÃO NA MASSA é uma forte orientação à implantação das proposições de melhoria! Fluxos, dinâmicas com post-its, entrevistas e análises são apenas meios de entendermos os problemas e propormos soluções. Nesta aula vamos sensibilizá-lo para a importância da cultura da implantação em uma abordagem de processos, e não de documentação.

Módulo 2

Práticas de Gestão: quais são as nossas fontes de inspiração metodológica

As PRÁTICAS DE GESTÃO são as disciplinas temáticas que servem inspiração para abordagem de BPT. Como disciplina central de origem, utilizamos a Gestão por Processos, o BPM. Entretanto, iremos apresentar brevemente também sobre as demais disciplinas que oferecem as bases para o olhar transformador a partir de processos de negócio.

Módulo 3

Outras Metodologias

Enfrentamento de situações de contingência e construção de planos de continuidade para o Setor Público

PROCESSOS

Gestão da Continuidade

Metodologia de planejamento e gestão estratégica para o contexto do Setor Público

ESTRATÉGIA

Gestão Estratégica

Abordagem de Gestão por Processos com foco em gestão do dia a dia dos processos

INOVAÇÃO

Gestão da Rotina de Processos