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Formação Executiva em Transformação Digital & Inteligência Artificial na Gestão Pública

8 terças-feiras, de 9:30 às 12:00

Inscreva-se Já!

 

Tecnologias brasileiras que transformam organizações. Organizações que transformam o Brasil

Conheça mais sobre a Formação Executiva

Objetivos da Formação Executiva

Refletir sobre como os novos paradigmas e tecnologias podem reinventar a gestão pública no Brasil

Dominar os fundamentos, alavancas e armadilhas para construção uma estratégia & estrutura para acelerar a transformação digital

Debater estratégias de articulação política e mudança cultural para criar um “terreno fértil” para que governo digital seja uma mudança estrutural sólida e orgânica

Apresentar as “trincheiras” de casos de sucesso de transformação digital & ciência de dados na gestão pública

Conhecer e experimentar novas tecnologias entendendo suas vantagens, riscos e limitações

Compartilhar de forma honesta fracassos, insucessos, erros e falhas em projetos de transformação digital

_ DIFERENCIAIS

O que torna essa experiência diferente?

Os instrutores estão liderando e executando grandes projetos de transformação digital & inteligência artificial na gestão pública

Aprenda com quem faz

Reconhecemos a complexidade da política, da burocracia, do corporativismo e do controle inerentes à gestão pública. Neste curso debater formas de superar e hackear estes desafios

Curso para o mundo real

Vamos falar abertamente sobre como gerir a resiliência e frustrações inerentes a este tipo de projeto e como construir as bases de poder para criar legitimidade em uma nova liderança digital

Empatia com os que vão liderar a transformação

Vamos falar de novos frameworks e paradigmas & colocar a mão na massa em ferramentas para entender como as novas tecnologias funcionam

Teoria & Prática

Todos os slides e conteúdos serão compartilhados e podem ser adaptados e utilizados livremente sem a necessidade de qualquer referência ou citação, objetivo é incentivar a construção de comunidade ampla se unindo para desenvolver soluções de transformação Digital & Inteligência Artificial na Gestão Pública

Abordagem Open Source

Garanta o seu lugar na Formação Executiva

Módulos da Formação

MÓDULO 1

Transformação Digital e Inteligência Artificial

Um ponto de Inflexão na história da Gestão Pública

05

Novembro

_ CONCEITOS

  • Um breve histórico sobre a gestão pública no Brasil: origens, objetivos & barreiras

  • Um breve histórico sobre a gestão pública no Brasil: origens, objetivos & barreiras

  • Como a transformação digital potencializa a gestão pública atuando sobre estas barreiras e viabilizando seus objetivos

Chico Gaetani

Professor do Módulo 1

MÓDULO 2

Habilitadores: o Marketing, a Articulação Política, a Governança e a Cultura

12

Novembro

_ MARKETING

  • Meu portal! Meu produto Digital!

  • Agenda de Metas -  X serviços digitais para o cidadão e Y milhões economizados

  • As Vitrines ou símbolos da transformação digital e inteligência artificial

_ ARTICULAÇÃO POLÍTICA

  • Governo digital como uma plataforma tecnológica e política para secretários, diretores e líderes digitais;

  • A Janela de oportunidade - Maturidade tecnológica, Agenda da alta liderança & engajamento da burocracia

  • A orquestração de janelas ao longo do tempo - como fazer a hora de uma ideia chegar

_ GOVERNANÇA

  • AMBIDESTRIA - Ser simultaneamente um Delivery Unit de Transformação Digital & Parceiro de Transformação Digital dos órgãos

  • TIMEBOX, TIMEBOX - Institucionalizar a visão de entrega de projetos em 30-60 dias e os eventos de apresentação para a sociedade a cada 3-4 meses;

  • NÍVEIS DE ENTREGA - Tramitação, Serviço Digital, Serviços Digital com Integração, Serviço Digital com Integração e Inteligência Artificial

André Macieira

Professor do Módulo 2

MÓDULO 3

Portal, Canais Digitais e Chatbot (parte 1)

A jornada consiste de construção de uma plataforma inteligente de relacionamento com o cidadão

12

Novembro

_ CONCEITOS

  • A evolução do portal de notícias do órgão para um produto digital para o cidadão;

  • O portal da secretaria x o portal integrado de serviços do governo ou prefeitura - como ter o melhor de ambos os mundos

  • Apps, Super apps, múltiplos apps & portais responsivos - O que o cidadão precisa ? O que o  precisa ?

  • As Vitrines ou símbolos da transformação digital e inteligência artificial

_ ESTUDO DE CASO

  • O planejamento da plataforma do cidadão do Ceará

André Macieira

Professor do Módulo 3

Luis Takada

Professor do Módulo 3

MÓDULO 4

Portal, Canais Digitais e Chatbot (parte 2)

A reinvenção da comunicação e interação com o cidadão a partir da computação cognitiva (chatbot)

12

Novembro

_ CONCEITOS

  • Computação Cognitiva, Aprendizado de Máquina, Natural Processing Language

  • O ChatBot - como um assistente virtual para dúvidas, informações, atendimentos iniciais, lembranças, etc

  • O Chatbot - como um executor de serviços de baixa complexidade

  • O Chatbot - como um política pública digital para engajamento e monitoramento de informações na saúde, educação, assistência social, etc.

  • A ciência comportamental e seu potencial de acelerar projetos de chatbot

_ ESTUDO DE CASO

  • MONITORAMENTO DE ODS #ONU - Implantado em 15 países; Meta de 130 países até final de 2021; - 

  • CHATBOT DE TABAGISMO E DIABETES COM A TUNÍSIA #OMS - 250 MIL pessoas acompanhadas na Tunísia

_ MÃO NA MASSA

  • Criação de um chat bot para agendamento de consulta

Leandro

Professor do Módulo 4

MÓDULO 5

Serviços Digitais

Desburocratização Redesenho e Digitalização de Serviços Públicos

12

Novembro

_ CONCEITOS

  • A jornada do serviço público e o guia de desburocratização de serviços
    O timebox de Digitalização de Serviço Público - Passo a Passo

  • Tramitação x BPMS/LowCode x Desenvolvimento Tradicional - Pontos Fortes, Limitações, e, principalmente, quando usar cada caminho

_ ESTUDO DE CASO

  • GOV.BR - Serviço totalmente digital em 21 dias úteis; 112 serviços em produção; 1500 usuário governo ativos; mais de 170 mil atendimentos realizados.

  • CERTIFICADO DE VACINAÇÃO INTERNACIONAL DIGITAL - Primeiro país no mundo a ter este serviço online, gratuito e descentralizado; 2 mil solicitações recebidas por dia; economia de 120 milhões 

_ MÃO NA MASSA

  • Automação do processo de ZZZ

Leonardo Haag

Professor do Módulo 5

MÓDULO 6

Arquitetura Orientada a Serviço e Microserviço

Novas abordagens e tecnologias para organizar a interoperabilidade e integração de sistemas como o Gartner aponta como Modern Integration.

12

Novembro

_ CONCEITOS

  • Origem do SOA
    Benefícios de Adotar SOA
    Fundamentos

  • Princípios da Orientação a Serviço

  • Microserviços

_ ESTUDO DE CASO

  • Não temos um caso de uso pela ELO, posso abordar um da Globo ou da Vale.

_ MÃO NA MASSA

  • Vou organizar com a Digibee para viabilizar  a plataforma

Bassa

Professor do Módulo 6

MÓDULO 7

Robot Process Automation

O fenômeno da Robotização de Processos (RPA) e seu impacto para eliminar tarefas rotineiras

12

Novembro

_ CONCEITOS

  • Como robotização de processos pode contribuir para a superação dos desafios da gestão pública: Grandes volumes de processados, necessidade de prontidão no atendimento, controle e transparência dos processos executados.

  • O que é robotização processos: Conceitos-chave da tecnologia de RPA (robotic process automation) como programação não-intrusiva, uso de interface gráfica do usuário, visão geral da arquitetura da tecnologia (orquestrador de robôs, robô executor, e estúdio) e visão geral dos fabricantes da tecnologia.

  • O que a robotização pode fazer: Preenchimento automatizado de formulários, buscar de informações em websites, envio de e-mails, controle de recebimento de documentos eletrônicos, uso de planilhas eletrônicas, eliminação do control+c e control+v.

  • Aonde a robotização pode ser aplicada: Apresentação de critérios que permitem identificar melhores oportunidades e processos para aplicação da robotização de processos, por exemplo, atividades repetitivas, padronizadas, com alto volume e alta frequência de execução.

  • Como robotizar processos: A utilização de abordagem ágil com visão ponta-a-ponta do método de implementação de RPA e apresentação do passo-a-passo para a implementação de um centro de excelência em robotização.

  • O servidor público e o cidadão como grande web service de interoperabilidade entre sistemas e documentos

  • O que é robotização de processos  - “robô que automatiza tarefas manuais”, “macro tela”, um scripts?

  • O que a robotização pode fazer - ler trechos de documentos, buscar/cadastrar informações em sistemas,  escrever textos e emails, etc?? )uber acerta aqui pf

  • Quando robotizar processos - grade volumetria, repetilidade de padrões
    Como robotizar processos - a abordagem ágil

     

_ ESTUDO DE CASO

  • Caso CLARO? Precisamos verificar com a WDG

  • SENAC

  • Caso Mosaic?

_ MÃO NA MASSA

  • Criação de um robô utilizando a plataforma WDG. Serão utilizados dados uma planilha em excel para preenchimento de um formulário de um sistema e em seguida enviado um email com o resultado do processamento. Verificar as possibilidades com a WDG. 

Huber e Kleber

Professor do Módulo 7

MÓDULO 8

Inteligência Artificial

Novas abordagens e tecnologias para organizar a interoperabilidade e integração de sistemas como o Gartner aponta como Modern Integration.

12

Novembro

_ CONCEITOS

  • Filosofia de IA na Gestão Pública: Inteligência artificial e aprendizado de máquina suportando os servidores para ganhos de eficiência e melhoria na tomada de decisão.

  • Oportunidades: Mapeie as oportunidades de Eficiência, Transformação e Disrupção do seu órgão, sempre com olhar em redução de resistências.

  • Dados: Como seus dados podem viabilizar ou impedir sua estratégia? Como alinhar sua visão de IA com sua estratégia de Dados? O que é Data Lake e como montar o seu?

  • Tecnologia: Pense a infraestrutura necessária para o piloto e realize seus primeiros experimentos com uso de nuvem. Comece por modelos matemáticos mais simples que você domine e, a cada projeto, aumente o grau de complexidade das técnicas utilizadas.

  • Organização: Comece com um time de empreendedores que se tornará o embrião do núcleo de ciência de dados que atende a organização. Pense um time integrado com múltiplas especialidades. Não existe o cientista de dados unicórnio.

_ ESTUDO DE CASO

  • FINEP - Robô de pré-validação de prestação de contas, via análise de linguagem natural.

  • Xxxx - Robô de controle e auditoria inteligente da prestação de contas comparando previsto, declarado e conta corrente.

  • ANVISA - Robô para verificação, pré-análise e sugestão de parecer de solicitação de concessão.

  • Tinder do emprego – Machine Learning para conectar profissionais desempregados e oportunidades de emprego.

  • FAZENDA ESTADUAL - Mineração de texto em Notas Fiscais Eletrônicas para identificação dos produtos únicos (SKUs) com a finalidade de aumentar a arrecadação de ICMS.

_ MÃO NA MASSA

  • Vou organizar com a Digibee para viabilizar  a plataforma

Bassa

Professor do Módulo 6

MÓDULO 9

Ecossistema de GovTech

Novas abordagens e tecnologias para organizar a interoperabilidade e integração de sistemas como o Gartner aponta como Modern Integration.

12

Novembro

Fernando

Professor do Módulo 6

Garanta o seu lugar na Formação Executiva

ORGANIZAÇÃO

EloGroup

Uma empresa de consultoria, tecnologia & Analytics

TIME COM 300 PROFISSIONAIS & ESPECIALISTAS

combinando diversas GERAÇÕES E FORMAÇÕES: Engenheiros, advogados, administradores, economistas, desenvolvedores, cientistas de dados, designers, cientistas políticas, entre outros.

POLÍTICA PÚBLICA BASEADA EM CIÊNCIA DE DADOS

Pioneirismo e pragmatismo na realização dos principais projetos de analytics, inteligência artificial, atendimento cognitivo e aprendizado de máquina na gestão pública.

CAPILARIDADE NACIONAL

Presença em 10 estados para atendimento de governos estaduais e prefeituras: Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, Alagoas, Rondônia, Paraná e Pernambuco.

ABORDAGEM DE & EXPERIÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA

Combinando conceitos clássicos da administração pública com novas abordagens do mundo de agilidade, inovação e empreendedorismo. Esta abordagem é resultante de + 500 PROJETOS EM TODO O BRASIL somando 80 órgãos, 10 ministérios, 13 governos estaduais, 100 prefeituras, 20 tribunais, e atuação recorrente com BID, Banco Mundial, UNESCO e PNUC.

EXPERTISE SETORIAL

Experiência em mais de 25 projetos em órgãos relacionados sistema de justiça brasileiro como Tribunal de Justiça, Tribunais Superiores, Tribunais Regionais, Tribunais de Contas e Ministérios Públicos.

GOVERNO DIGITAL

Implantação tecnológica em plataforma de serviço digital, relacionamento com o cidadão, etc. baseado em parcerias sólidas com os principais fabricantes nacionais e players mundiais.

Data e Horários

8 terças-feiras, de 9:30 às 12:00

Inscreva-se Já!